Curso de Tarot terapêutico

com  VEET PRAMAD

MÓDULO VIVENCIAL: Viagem ao Inconsciente

O inconsciente e o consciente existem em um estado profundo de interdependência recíproca e o bem-estar de um é impossível sem o bem-estar do outro. Jung provou empiricamente que o desenvolvimento da consciência não é apenas um processo racional. O homem moderno está doente e destituído de um sentido profundo em sua vida porque, desde a Renascença, a humanidade escolheu um caminho de desenvolvimento baseado no pressuposto de que a consciência e a razão são idênticas, chegando ao absurdo do "Penso, logo existo".

 

Quanto mais estreita e mais racionalmente focalizada é a consciência do homem, tanto maior é o perigo de hostilização das forças de seu próprio inconsciente. A consciência ou percepção, disse Jung, só pode ser renovada e ampliada pela manutenção de linhas não-racionais de comunicação com o inconsciente coletivo.

No entanto o inconsciente coletivo está estruturado ao redor de princípios universais ou padrões que a moderna psicologia chama de arquétipos. Historicamente a imaginação humana tem dado diferentes formas de expressão a estes arquétipos e os encontramos nas lendas, mitos, contos de fadas, religiões de diferentes épocas e culturas, preservando sempre seu caráter essencial e universal. Os arquétipos funcionam na psique de maneira muito parecida como os instintos funcionam no corpo. Exatamente como qualquer recém-nascido tem uma tendência inerente para mamar ou para assustar-se com um barulho forte, assim sua psique mostra tendências hereditárias cujos efeitos podem ser observados de maneira semelhante. Coisas imprevistas podem acontecer quando enfrentamos um arquétipo ou uma situação arquetípica. Podemos sofrer uma reação emocional intensa quando não compulsiva ou irracional. Explorando estas reações inconscientes, podemos descobrir o arquétipo que nos está manipulando e livrar-nos, de sua compulsão. Assim, adquirimos maior consciência a respeito do arquétipo e da próxima vez que o encontrarmos no mundo exterior, a nossa resposta não será  irracional mas consciente e funcional.

A Análise Bioenergética, como uma técnica que ajuda o indivíduo a acessar seu inconsciente corporal, leva a focalizar e vivenciar conscientemente os arquétipos. Temos assim, uma excelente maneira de abordar um grupo de pessoas independentemente da estrutura de caráter de cada uma, pois todas possuem um psiquismo estruturado ao redor dos arquétipos. Das múltiplas representações simbólicas dos arquétipos, que a historia da humanidade nos oferece como mitos, lendas, contos de fadas, etc. a que se adapta melhor a um trabalho corporal bioenergético e à mente do ser humano ocidental são os 22 Arcanos Maiores do Tarô.

OBJETIVO

Levar o aluno a um crescimento pessoal, abrindo sua consciência para os Princípios Universais, simbolizados pelos 22 Arcanos Maiores, que constituem os pilares da estrutura psíquica. A vivência consciente dos 22 Arcanos nos levará a desenvolver:

1.- Uma atitude mais consciente, prática e funcional para viver situações arquetípicas (relação com o pai, a mãe, as transformações e perdas, a aventura, etc).

2.- Uma visão mais objetiva de nossas crenças, predisposições, medos e padrões de comportamento inconsciente e automático que bloqueiam nossa realização integral  propiciando mudanças internas e externas.

3.- Uma maior clareza para definir um Plano de Vida a partir dos profundos anseios que tem o Ser Verdadeiro de, através de desenvolver plenamente seus talentos e potencialidades, chegar a ser integralmente Ele mesmo, isto é, um ser completo, realizado, frutífero e feliz. Um Plano de Vida livre das expectativas do ego, da família e da sociedade.

4.- Para quem coloca Tarô ajuda a evitar projeções nocivas nas consultas.

PROGRAMA

Trabalho vivencial com cada Arquétipo: O Pai, a Mãe, a Criança, a Polaridade, a Transformação, a Destruição, o Potencial, a Instintividade, o Desconhecido, a Transcendência, etc. Para isso usamos técnicas corporais do Análise Bioenergética que ajudam ao individuo a acessar seu inconsciente corporal, exercícios que criam situações que trazem a tona os arquétipos e a percepção da relação que a pessoa tem com eles, meditações tradicionais e do Osho, dança, jogos, exercícios escritos e trabalho de respiração.

DURAÇÃO: 22 HORAS

DATA: 03, 04, 05  FEVEREIRO/2017  SEXTA, SABADO E DOMINGO 

DE 09H00 AS 19H00

VALOR: R$ 980,00 a vista  ou  3x 350,00 

INSCRIÇÃO: R$ 80,00  (DESCONTADO DO VALOR TOTAL DO CURSO)

Nenhum requisito é necessário.

 

Programação da Casa do Sol

© 2012 by Yoga by the sea. All rights reserved

  • w-tbird
  • w-facebook