Featured Posts

CURSO DE MITOLOGIA COMPARADA

 

UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA PAZ - UNIPAZ SC

Curso de Extensão Universitária

Ênfase do Curso de Transdisciplinaridade e Educação

 

 

CURSO DE MITOLOGIA COMPARADA

Jornadas simbólicas do Kaos ao Cosmos

 

 

  • APRESENTAÇÃO

"A aproximação entre o pensamento científico contemporâneo e o pensamento simbólico tradicional é signo de um encontro maior e mais importante: o do mundo explorado pela Tradição com o mundo explorado pela ciência. O que a tradição descobre na riqueza da vida interior, a ciência descobre, por correspondência ou isomorfismo, no corpo dos sistemas naturais. O ponto de partida para uma nova Filosofia da Natureza só pode ser a ciência moderna, mas uma ciência que, tendo chegado às próprias fronteiras, pede uma abertura ontológica. Esta abertura só pode dar-se por um novo tipo de abordagem científica e cultural: a transdisciplinaridade. Sua tarefa prioritária consiste na elaboração de uma nova linguagem, de uma nova lógica e de novos conceitos que permitam o surgimento de um verdadeiro diálogo entre os diversos ramos do conhecimento, um diálogo polifônico entre racional e "irracional", sagrado e profano, unidade e diversidade, natureza e imaginário, homem e Universo; um diálogo entre o passado e o presente, entre a ciência, a arte, a Tradição e todas as outras formas de conhecimento" (Basarab Nicolescu)

 

Justificativa – Não há território mais vasto nem menos complexo do que a alma humana. Desde sempre, a humanidade vem buscando decifrar-se através das linguagens e dos símbolos, uma vez que nosso conhecimento racional ainda não deu conta em abarcar o intangível. Pesquisas e estudos diversos nos mostram que não lograremos esta tarefa apenas com esta competência. Em que pese a dimensão transcendente de nossa capacidade de autorreflexão, a hermenêutica de uma existência, a apreensão de seu sentido e propósito, ainda é uma questão meramente individual. Entretanto, os arquétipos, os mitos, os ritos, os símbolos de diversas culturas e civilizações podem ser as vertentes, as fontes, que nos apontam caminhos, veredas, a serem percorridas a partir do instante em que despertamos de uma condição meramente focada na materialidade. Este curso se propõe a ser uma jornada transpessoal e transdisciplinar onde o desassossego encontre mais do que um eco. Objetivos – proporcionar aos participantes a oportunidade de desvelar, através de experiências práticas, um conjunto de linguagens convergentes enraizadas nos quatro caminhos epistemológicos do Conhecimento (Arte, Ciência, Filosofia e Tradições Sapienciais).

 

Estes saberes e linguagens estão relacionados a ritos de passagem, jornadas iniciáticas e transpessoais dos indivíduos e buscam oferecer sentido e propósito àqueles que investigam a complexidade humana. Sob o ponto de vista ontológico e antropológico, visa-se decodificar, na experimentação dos símbolos e no pensamento mítico, os elementos arcaicos que ressoam e respondem a questões existenciais básicas da humanidade contemporânea.

 

Através de um sólido instrumental teórico e metodológico, habilitar o reconhecimento dos padrões narrativos e suas raízes míticas em diversos campos do saber e instrumentalizar o participante a aplicar este olhar em seu campo profissional e em seu cotidiano.

 

Público Alvo – estudantes e profissionais ligados às áreas de Artes, Comunicação, Filosofia, Letras, Psicologia e outros ramos acadêmicos ou não (astrólogos, consultores organizacionais, educadores, terapeutas)

 

Duração: 14 meses. Encontros mensais, um final de semana por mês (Sábado e domingo das 09h as 17h).

 

Docentes: Carlos Hollanda, Daniela Rossi e alguns professores nacionais convidados.

 

Caracterização do curso: a proposta é que seja um Curso de Extensão promovido pela Casa do Sol em parceria com a Unipaz/SC.

 

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Hollanda e Prof. Esp. Daniela Rossi

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Desenvolver-se-á através de três blocos: Cosmo, Sociedade e Indivíduo, de tal maneira que, ao final, o estudante possa reconhecer o mito e suas implicações em diferentes níveis de percepção e experiência em si próprio e no âmbito sociocultural.

 

I. Cosmos

1. Raízes corpóreas e históricas do mito – imaginário, imaginação, mitologia e simbolismo – Carlos Hollanda

2. Cosmogonias – mitos da Criação: as diversas vertentes – professor convidado

3. Mitologias Comparadas I – Contos de Fada- Dani Rossi

4. Mitologias Comparadas II - Mitologia nórdica  - Johnni Langer

5. Mitologias Comparadas III - Mitologia Indiana - Vania Marinelli

 

II. Sociedade

6. Jornada em espaços sagrados e profanos - O espaço arquitetônico, hierarquização do espaço nas relações sociais e seus símbolos – Carlos Hollanda

7. Mitos, propaganda e política – sistemas de controle sociais e crenças sobre gêneros - Lydia Vainer

8. Mitos na cultura de massas – o imaginário e a imagem, a produção artístico-literária, cinematográfica e publicitária – Carlos Hollanda

 

III. Indivíduo

09. Introdução a sistemas herméticos: Kabalahh e a Arvore da Vida – Carlos Hollanda

10. Tarot – 22 arcanos maiores – Veet Pramad

11. Arquétipos zodiacais I – Formação do pensamento astrológico e suas associações. Carlos Hollanda

12. Arquétipos zodiacais II – De Aries a Peixes - professor convidado

13. Uma Jornada Interestelar – o símbolo vivenciado pelo caminho em nossa Via-Láctea - Dani Rossi

14. Encerramento: Jornadas iniciáticas e transpessoais – Rito de Despertar - Xamã convidado: Sthan Xaniã

 

DATAS:

 

01. 01 E 02 DE ABRIL

02. 06 E 07 DE MAIO

03. 03 E 04 DE JUNHO

04. 01 E 02 DE JULHO

05. 05 E 06 DE AGOSTO

06. 02 E 03 DE SETEMBRO

07. 07 E 08 DE OUTUBRO

08. 04 E 05 DE NOVEMBRO

09. 02 E 03 DE DEZEMBRO

10. 06 E 07 DE JANEIRO DE 2018

11. 03 E 04 DE FEVEREIRO 

12. 03 E 04 DE MARÇO -

13. 07 E 08 DE ABRIL

14. 05 E 06 DE MAIO - ENCERRAMENTO.

 

 

LOCAL: Unipaz SC - Parque Sapiens - FLORIPAZ/SC

 

Informações e inscrições: contato@casadosolfloripa.com.br

 

Salvar

Salvar

Please reload

Constelação Familiar e Contos de Fada - João e Maria

June 12, 2019

1/6
Please reload

Recent Posts